quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Qual o futuro das mídias?


Muitos publicitários andam quebrando a cabeça para tentar desvendar qual o futuro das mídias. A cada ano que passa novas mídias estão chegando ao mercado, causando grandes mudanças no meio publicitário.
No filme Piratas do Vale do Silício que mostra toda a trajetória de Bill Gates e Steve Jobs, há uma cena em que um ator pergunta: “Quem vai querer comprar  um computador portátil?”.  Em 2010, o número de computadores foi de 1 bilhão no mundo todo. A TV que hoje está presente na maioria dos lares brasileiros demorou cerca de 13 anos para atingir 50 milhões de usuários, enquanto a Internet atingiu 50 milhões em apenas 4 anos. Você acha pouco? O Facebook obteve o  número de 200 milhões de usuários em menos de 1 ano.
Em 2010 o Grupo Meio & Mensagem fez uma pesquisa sobre o mercado brasileiro de mídia  onde constatou que houve um aumento de 20,6% no faturamento e quem liderou o ranking foi a TV, com mais de 60% da fatia do mercado. A grande surpresa foi a Internet, que obteve um aumento expressivo de 28%, passando algumas mídias tradicionais como cinema, jornal, revista e TV por assinatura.
Em pouco tempo a Internet já superou a maioria das mídias tradicionais perdendo apenas para a TV, e cada ano que passa essa diferença deve mudar.  Hoje podemos encontrar todas as mídias tradicionais na Internet, os programas de TV são disponibilizados quase que na mesma hora em sites de vídeo ou até mesmo nos sites oficiais das emissoras, os livros que diziam ser insubstituíveis estão sendo comercializados como e-books em alguns sites de vendas e já vendem mais do que os livros convencionais e as tradicionais rádios também estão na internet.
Hoje, nós publicitários estamos em uma situação muito complexa: por um lado temos as novas mídias que não param de chegar ao mercado, possibilitando ter mais qualidade e menor custo; por outro lado, nunca estamos certo das mídias que vamos usar, pois a cada momento surgem novas opções que podem ser mais vantajosas.
O que podemos esperar daqui 10 anos? Nada podemos saber sobre o que pode acontecer com esse mercado louco, já que não podemos prever o que pode ou não virar mania mundial. A dica para quem está no mercado publicitário é perceber o movimento do mercado e não ter preconceito com nada, pois essa pode ser a nova mania mundial.



Se você também gostaria de indicar uma pauta, mande um e-mail para creativemediauscs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário