terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que são transmídia e hipermídia?


Atualmente temos inúmeros veículos de comunicação convergindo entre si. A narrativa transmídia é um conteúdo que se desenvolve a partir de múltiplos transportes midiáticos, com novos sentidos. Entretanto o conceito de hipermídia se concentra na transição de conteúdo de uma plataforma para outra.
   Estes conceitos nada mais são do que maneiras diferentes de contar determinadas histórias, e tais aspectos estão presentes constantemente nos mais diversos veículos de comunicação sem ao menos percebermos.
   Um grande exemplo transmídiático, são as triologias de filmes ou séries de TV’s, que dão origem a novas mídias, tais como álbuns, CD’s, brinquedos, roupas, acessórios e games, fazendo assim com que cada meio reforce um ao outro, sempre com ênfase no mesmo conteúdo, porém desenvolvido para cada plataforma de maneira diferente.
    Dentre os aspectos hipermídiaticos, destacamos para representação, o Reality show, Big Brother Brasil, aonde o público utiliza diversas plataformas de comunicação para interagir com aquele conteúdo. Observamos que na eliminação o uso da web e telefone são essenciais para definir quem sai da casa, fazendo com que ele tenha uma repercussão maior e com que as  pessoas possam participar também no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário