segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Creative Commons compartilhando a criatividade

Creative Commons vem a ser uma organização não governamental, onde seu fundo lucrativo está localizado na cidade de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos da América, cujo objetivo é expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de licenças que permitem a cópia e todos os direitos reservados.



Sua criação foi no ano de 2001, por Larry Lessig, Hal Abelson e Eric Eldred. A primeira licença copyright fora lançada em dezembro de 2002. As licenças teveram a idealização que permite a padronização de declarações de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação.

O que a organização criou permite que detentores de copyright (autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes), possam ser a favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. O projeto foi oficializado em 2001. Lawrence Lessig, Mestre da Universidade de Stanford, fundador e presidente de Creative Commons.

A primeira proposta de licenças foi publicada em 16 de Dezembro de 2002. Premiado o Creative Commons com o Golden Nica Award no Prix Ars Electronica na categoria "net vision" em 2004. 

No Brasil em 29 de Janeiro de 2010, Lawrence Lessig e Ronaldo Lemos, publicaram a versão 3.0 das licenças, que já se encontram traduzidas e totalmente adaptadas à legislação brasileira. O projeto aqui no Brasil é representado pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. 

Postado por Equipe Creative Media 


Nenhum comentário:

Postar um comentário